Como saber se tenho direito?

A lei italiana não faz qualquer restrição ou limitação das gerações que terão direito à cidadania italiana.  Entretanto, a transmissão da cidadania italiana é regida pelo "Jus-Sanguinis" ou direito de sangue. Para entender seu direito à cidadania italiana é simples, basta saber se você é descendente de um italiano e chegar até ele. Você pode começar montando sua árvore genealógica. Se encontrar dificuldades, procure falar com as pessoas da sua família, tios, tias, avós e até bisavós. Procure os mais antigos de sua família italiana. Normalmente eles têm muitas histórias para contar e poderão te dar dicas valiosas sobre a origem de sua família na Itália. Vale também dar uma olhada em documentos italianos e fotos antigas.

 

Se a sua família não tiver informações precisas vale a pena fazer uma busca dos seus sobrenomes e daqueles de seus pais e avós para saber se são de origem italiana. Caso ainda não encontre, nossa equipe sempre pode ajudar e você pode acessar nosso instagram, haja vista que sempre postamos sobre algumas famílias e informamos sua localização na Itália.

Tenho direito mas em qual modalidade eu me encaixo?

Descoberta a existência de um italiano na sua família, para identificar a modalidade de transmissão do direito à cidadania italiana você precisará fazer um desenho da sua árvore genealógica, com as datas aproximadas de nascimento dos seus ascendentes. A fim de facilitar o entendimento, apresentaremos abaixo três exemplos de modalidade para cidadania italiana.

Img2.png
Img1.png
Img3.png
Onde requerer minha cidadania?

O requerimento da cidadania italiana pode ser feito tanto no Brasil quanto na Itália. Nesse sentido, deve ser observado a modalidade que se aplica ao seu caso e em quanto tempo deseja se tornar um cidadão italiano. A maneira menos onerosa é pela via administrativa através do consulado italiano no Brasil. Entretanto a longa espera pode se tornar um obstáculo para aqueles que fazem planos de curto ou médio prazo com a tão sonhada cidadania italiana, haja vista que em alguns casos chega a ultrapassar 13 anos até a conclusão do processo.

Já para aqueles que desejam requerer sua cidadania italiana, mas não dispõem de todo o tempo necessário para tramitação do processo via consulado italiano no Brasil, existe uma maneira mais célere de realizar o seu sonho. Nesse caso, você poderá requerer sua cidadania italiana diretamente na Itália. Esse processo dura, em média, 3 meses até a conclusão e todo requerente maior de 18 anos precisa viajar até a Itália a fim de registrar sua residencia que será inspecionada por um policial, também conhecido como "vigile". Cabe destacar que para essa opção enquadram-se apenas os processos cuja tramitação ocorra por vias administrativas. 

 

Caso seu processo enquadre-se na modalidade de processo judicial, não existirá a possibilidade de escolha sobre o local de tramitação. Devendo requerer sua cidadania através de processo judicial na Itália. Importante destacar que nessa modalidade os requerentes não precisam viajar à Itália, mesmo o processo tramitando na justiça italiana, e, um mesmo processo pode ser composto por vários requerentes a fim de reduzir custos. O processo pela via judicial chega a durar, em média, 18 meses. 

Ainda_no_Brasil,_é_necessário_montar_a_p.png
Ainda_no_Brasil,_é_necessário_montar_a_p (1).png

TORNE-SE UM CIDADÃO DO MUNDO!

Reconheça suas origens e conecte-se com suas raízes, torne-se um cidadão com acesso à diversos países do mundo!

Cid Itxx.png
Converse conosco!